A OCASIÃO FAZ O LADRÃO:
REPENSANDO O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Construção, Experiências, EnsinoResumo
Este texto é resultado das reflexões oriundas do V Seminário sobre o Ensino de Filosofia. Inicialmente recebo o convite para participar da mesa, cuja temática era: A Filosofia no Brasil: Repensando seu ensino. Este seminário ocorreu na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no Centro de Formação de Professores – Amargosa/Bahia. Este texto é composto de alguns momentos: o processo de retorno da filosofia para o Ensino Médio; o que entendemos como ensino de filosofia para esta época; qual a missão do professor de filosofia. A metáfora do filósofo como um super herói as avessas pautou a discussão no intuito de, ao invés de partir da tradição filosófica para pensar o lugar onde estamos inseridos, problematizar o lugar a fim de construir novas filosofias. Relato também duas experiências vividas no Colégio Estadual Professor Edgard Santos que ilustram a discussão. Tudo isto em diálogo constantes com autores que aprofundaram sobre a Filosofia e também a Educação no cenário brasileiro. Trata- se de um processo que está apenas começando, ou seja, um debate introdutório. Ao ler este texto, o leitor terá a oportunidade de criticar, repensar, discordar e até mesmo acrescentar, uma vez que decido por escrever em primeira pessoa e sei que o meu olhar é singular, embora pautado pela rede de significâncias que me constitui, trazem em si lentes marcadas pelo meu processo e percurso formativo que não tem de forma alguma a pretensão de ser uma verdade suprema.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem direitos autorais sobre manuscrito aprovado com exclusividade de publicação para Revista Textura em formato eletrônico, incluindo imagens e conteúdo para divulgação do artigo, inclusive nas redes sociais da Revista Textura.