A OCASIÃO FAZ O LADRÃO:

REPENSANDO O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO

  • Rony Henrique Souza
Palavras-chave: Construção, Experiências, Ensino

Resumo

Este texto é resultado das reflexões oriundas do V Seminário sobre o Ensino de Filosofia. Inicialmente recebo o convite para participar da mesa, cuja temática era: A Filosofia no Brasil: Repensando seu ensino. Este seminário ocorreu na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no Centro de Formação de Professores – Amargosa/Bahia. Este texto é composto de alguns momentos: o processo de retorno da filosofia para o Ensino Médio; o que entendemos como ensino de filosofia para esta época; qual a missão do professor de filosofia. A metáfora do filósofo como um super herói as avessas pautou a discussão no intuito de, ao invés de partir da tradição filosófica para pensar o lugar onde estamos inseridos, problematizar o lugar a fim de construir novas filosofias. Relato também duas experiências vividas no Colégio Estadual Professor Edgard Santos que ilustram a discussão. Tudo isto em diálogo constantes com autores que aprofundaram sobre a Filosofia e também a Educação no cenário brasileiro. Trata- se de um processo que está apenas começando, ou seja, um debate introdutório. Ao ler este texto, o leitor terá a oportunidade de criticar, repensar, discordar e até mesmo acrescentar, uma vez que decido por escrever em primeira pessoa e sei que o meu olhar é singular, embora pautado pela rede de significâncias que me constitui, trazem em si lentes marcadas pelo meu processo e percurso formativo que não tem de forma alguma a pretensão de ser uma verdade suprema.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
15-12-2017
Como Citar
Henrique Souza, R. (2017). A OCASIÃO FAZ O LADRÃO:: REPENSANDO O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO. Textura, 8(14), 60 - 66. Recuperado de https://textura.famam.com.br/textura/article/view/163
Seção
Ciências Agrárias