SOBREPESO, OBESIDADE E HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA EM IDOSOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

  • Raquel dos Santos Faculdade Maria Milza (FAMAM)
  • Rafael Santos Barbosa Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Yasmin Assis Lozado Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Sabrina da Silva Caires Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Lucas dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
Palavras-chave: Envelhecimento; Estado Nutricional; Pressão Arterial Elevada

Resumo

O envelhecimento é composto por alterações morfológicas, a exemplo do acúmulo excessivo de gordura, que torna o idoso mais propenso ao acometimento de comorbidades, como a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), que, por sua vez, proporciona maior risco para desfechos desfavoráveis à saúde. Assim, o presente estudo objetiva averiguar a associação entre sobrepeso/obesidade e HAS em idosos. Trata-se de uma revisão de literatura integrativa, realizada nas bases de dados Latina- Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Scientific Electronic Library Online. Verificou-se 470 manuscritos científicos. Deste, quatro foram selecionados à revisão. As populações estudadas variaram de 477 a 963 idosos, com média de idade entre 65,0 ±9,0 e 73,0 ±8,9 anos.  As prevalências de sobrepeso/obesidade oscilaram entre 34,2 e 77,4%, enquanto as de hipertensão arterial, de 62,8 a 76,8%. Observou-se, em um dos estudos, que os idosos obesos apresentaram 3,85 vezes mais chances de serem hipertensos, quando comparados aos eutróficos. Outro estudo mostrou que as idosas e os idosos hipertensos, possuíam, respectivamente, em média, um índice de massa corporal 3,22 e 2,27 kg/m2 maior que os não hipertensos. Ademais, observou-se entre os idosos obesos, uma prevalência de hipertensão 40% maior que a entre os com peso normal. Averiguou-se elevadas prevalências de hipertensão arterial e sobrepeso/obesidade, bem como associações entre estas condições nos idosos avaliados. Assim, torna-se imprescindível a adoção de ações de vigilância à saúde, como o monitoramento do estado nutricional, a fim de se triar os idosos com maior vulnerabilidade à HAS e suas possíveis complicações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel dos Santos, Faculdade Maria Milza (FAMAM)

Graduanda em Nutrição pela Faculdade Maria Milza (FAMAM).

Rafael Santos Barbosa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Graduando em Educação Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Yasmin Assis Lozado, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Graduanda em Educação Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Lucas dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Profissional em Educação Física. Doutorando em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Publicado
26-12-2020
Como Citar
dos Santos, R., Santos Barbosa, R., Assis Lozado, Y., da Silva Caires, S., & dos Santos, L. (2020). SOBREPESO, OBESIDADE E HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA EM IDOSOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Textura, 14(1), 143-152. https://doi.org/10.22479/texturav14n1p143-152
Seção
Ciências Agrárias