Explorando espaços não formais: promovendo a alfabetização científica e o pensamento crítico em crianças do ensino fundamental

  • Cintia Soares Guerin Universidade Federal de Santa Maria- UFSM
  • Fernanda Tarouco Gonçalves Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Ana Flavia Zorzi Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Fernanda Franceschi de Freitas Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Andréa Inês Goldschmidt Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Palavras-chave: alfabetização científica, espaços não formais, ensino fundamental, pensamento crítico

Resumo

A crescente utilização de espaços não formais tem se destacado na alfabetização científica e no desenvolvimento do pensamento crítico entre crianças do Ensino Fundamental. Ambientes educativos, como museus, parques e centros de ciência, oferecem experiências interativas que complementam o currículo escolar. No entanto, há lacunas na compreensão de como integrar essas práticas no âmbito educacional. Diante disso, o objetivo do presente estudo buscou investigar como as atividades em espaços não formais podem promover a alfabetização científica entre crianças/adolescentes do Ensino Fundamental I e II, incentivando a curiosidade e o pensamento crítico. Para isso, realizou-se uma revisão de literatura integrativa. Foram buscados artigos nas bases de dados Web of Science e CAPES, nos últimos cinco anos, resultando na identificação de 39 artigos. Após a análise de títulos e resumos, 12 foram selecionados para leitura na íntegra, e 5 foram incluídos na amostra final, atendendo ao objetivo da pesquisa. Os resultados destacam a importância de espaços como museus e jardins botânicos na promoção da curiosidade e pensamento crítico, além de facilitar experiências científicas significativas. Há uma lacuna na literatura sobre a conexão entre esses espaços e a alfabetização científica, indicando a necessidade de estudos mais profundos. Educadores enfrentam desafios na implementação da alfabetização científica, sublinhando a importância de apoio e capacitação.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
13-02-2025
Como Citar
Soares Guerin, C., Tarouco Gonçalves, F. ., Flavia Zorzi, A. ., Franceschi de Freitas, F. ., & Inês Goldschmidt, A. . (2025). Explorando espaços não formais: promovendo a alfabetização científica e o pensamento crítico em crianças do ensino fundamental. Textura, 18(2), 76-93. https://doi.org/10.22479/texturav18n2p76_93
Seção
Ciências humanas