https://textura.famam.com.br/textura/issue/feedTextura2025-02-13T10:18:44-03:00Vanessa de Oliveira Almeidatextura@famam.com.brOpen Journal Systems<p>A revista Textura (ISSN - on line 2447-9934) tem caráter multidisciplinar e, como tal, objetiva a publicação de trabalhos científicos para contribuir com a difusão do conhecimento no âmbito das Ciências Ambientais, Educação, Saúde, Ciências Sociais, Arquitetura e Urbanismo, História e afins. Com publicações semestrais de estudos e pesquisas práticas e/ou teóricas exclusivamente em formato eletrônico, aceitando trabalhos em português, espanhol e inglês. Todos os trabalhos são submetidos à avaliação cega por pares.</p>https://textura.famam.com.br/textura/article/view/559Influência do estresse psicológico nas doenças periodontais: uma revisão de literatura2025-02-13T09:21:10-03:00Miqueias Lealmiqueiasneryleal@gmail.com<p>A palavra estresse refere-se ao estado gerado pela percepção de estímulos que provocam agitação emocional elevando a produção de adrenalina resultando em diversas manifestações sistêmicas. A doença periodontal é definida como uma doença crônica inflamatória que atua diretamente nos tecidos de sustentação e suporte dos dentes. O estresse psicológico encontra-se presente na relação com a doença periodontal, como indicadores de risco. Baseando-se na ideia de que a resposta imunológica fica comprometida por fatores estressores, trazendo infecções e destruição periodontal. Nessa perspectiva, o estudo buscou responder ao seguinte problema: Como a literatura tem contemplado a relação entre atividades estressantes e doença periodontal? Nesse contexto, o estudo tem como objetivo geral revisar na literatura como tem sido contemplada a relação entre o estresse e doença periodontal e como objetivos específicos caracterizar os artigos das bases de dados quanto ao ano e local de publicação, identificar os fatores do estresse psicológico que interfere na evolução das doenças periodontais verificando o impacto da terapia periodontal não cirúrgica considerando os níveis de hormônios do estresse. O trabalho desenvolvido consiste em uma revisão de literatura integrativa, onde a pesquisa bibliográfica foi realizada nas bases de dados eletrônicos PubMed e BVS, com texto em português e inglês, disponível, e indexados nas bases de dados selecionadas, tendo como recorte temporal o período de 2014 a 2019. Foram utilizados como descritores “Estresse psicológico”, “Doenças periodontais”, “gengivite”, “Periodontal Diseases”, “Stress, Psychological”e “Gingivitis”.</p>2025-02-10T08:18:41-03:00Copyright (c) 2024 Texturahttps://textura.famam.com.br/textura/article/view/604Oficinas Terapêuticas de Horta no CAPS: Uma Revisão de Literatura Sobre Benefícios e Aplicações2025-02-13T09:21:12-03:00Emanuelle Lacerdamanilacerda@gmail.comVanessa de Oliveira Almeidavoagro@gmail.com<p>A implementação de oficinas terapêuticas nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) representa uma estratégia fundamental para a reabilitação psicossocial de indivíduos em sofrimento psíquico. Este estudo revisou a literatura sobre o impacto de práticas ambientais, como a horta terapêutica, na saúde mental e no fortalecimento da autonomia dos usuários do CAPS. A revisão abrange aspectos históricos e legislativos da saúde mental no Brasil, abordando a transição do modelo manicomial para uma perspectiva biopsicossocial. As oficinas de horta demonstram potencial para reduzir os níveis de ansiedade, estimular a interação social e promover a geração de renda, contribuindo para a reinserção social e a sustentabilidade. Além disso, essas atividades promovem a educação ambiental e o uso consciente dos recursos naturais. Conclui-se que a inclusão da oficina de horta no CAPS é uma ferramenta terapêutica promissora para melhorar a qualidade de vida dos usuários e fomentar práticas sustentáveis no âmbito da saúde mental.</p>2025-02-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Texturahttps://textura.famam.com.br/textura/article/view/605Varicocele: uma revisão sobre os impactos na fertilidade2025-02-13T09:21:13-03:00Renan Luiz Albuquerque Vieirarenan.albuquerque@hotmail.comLorena de Queiroz Cardosolory_cardoso12@hotmail.comVanessa de Oliveira Almeidavoagro@gmail.comVania Jesus dos Santos de Oliveiravania79br@yahoo.com.brKátia Nogueira Pestana de Freitaskatypestana@yahoo.com.br<p>A infertilidade masculina é caracterizada pela baixa produção de espermatozoides decorrente de diversos fatores, sendo um dos principais a varicocele, doença geralmente assintomática que possui relação negativa com a fertilidade do homem, por acarretar redução do volume testicular e diminuição da produção e qualidade espermática. Nestes casos deve-se realizar o exame físico por meio de palpação, e solicitar o espermograma do paciente. Pois sabe-se que a avaliação da qualidade seminal constitui um exame imprescindível para investigar as possíveis causas da infertilidade dos casais. Portanto, objetivou-se por meio deste artigo de revisão bibliográfica expor as causas e tratamento da varicocele e, compreender o seu potencial impacto sobre a fertilidade masculina. Para orientar esta revisão crítica de literatura, foram utilizados procedimentos de seleção de artigos e revisão bibliográfica baseados em meta-análises. A busca foi realizada em bases de dados como: Google Acadêmico e Scielo. Constatou-se que a varicocele é o achado clínico mais comum entre homens inférteis. O diagnóstico definitivo baseia-se na redução do volume testicular e/ou veias testiculares proeminentes. A detecção da doença e o tratamento rápido demonstra sucesso em mais de 90% dos casos. Conclui-se que a cirurgia de correção da varicocele é indicada como tratamento mais adequado, podendo melhorar a fertilidade.</p>2025-02-13T08:49:00-03:00Copyright (c) 2024 Texturahttps://textura.famam.com.br/textura/article/view/583Contação de histórias na Educação Infantil para promoção da educação ambiental: proposição de um guia pedagógico digital2025-02-13T09:21:14-03:00Maria das Graças Passos de Santana Santosneuroppgalsantos@gmail.comJosemare Pereira dos Santos Pinheiropinheiro_neta@yahoo.com.brFlávia Pedreira Almeidaflavia.farmacia21@gmail.com<p>Esta pesquisa insere-se nas discussões sobre o papel da contação de histórias na Educação Infantil, com foco na promoção da Educação Ambiental. Reconhece-se a arte e a narrativa como formas essenciais de expressão e desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças. O estudo visa compreender a percepção dos professores sobre o ensino da linguagem e o desenvolvimento infantil, aplicando esses conceitos na prática da contação de histórias para promover a Educação Ambiental. O objetivo principal é desenvolver uma abordagem pedagógica integrativa, resultando em um guia pedagógico digital. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, foi conduzida na Rede Municipal de Ensino de Governador Mangabeira, envolvendo duas escolas, uma na zona rural e outra na zona urbana. A análise documental e as rodas de conversas com professores revelaram que, embora a contação de histórias seja amplamente praticada na Educação Infantil, sua aplicação tende a concentrar-se em habilidades artísticas e linguísticas, com pouca exploração de abordagens integradas que envolvam questões ambientais e socioemocionais. O estudo contribui para a criação de recursos que incentivem uma abordagem educativa mais abrangente e envolvente.</p>2025-01-27T13:27:06-03:00Copyright (c) 2025 Texturahttps://textura.famam.com.br/textura/article/view/584Ocupação desordenada dos espaços urbanos e suas consequências socioambientais: O caso do Loteamento Santa Rita no município de Nazaré – BA2025-02-13T09:21:16-03:00Jucimara Cruz Ribeiro Cardosojucimaramaiacardoso@gmail.comJosemare Pereira dos Santos Pinheiropinheiro_neta@yahoo.com.br<p>O planejamento urbano desempenha um papel fundamental na mitigação dos efeitos negativos da urbanização, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das áreas urbanas. Portanto, alguns instrumentos podem ser utilizados para levantamento, avaliação e proposição de melhorias na comunidade, visando um planejamento mais eficiente e sustentável. Nesse contexto, esta pesquisa busca responder ao seguinte problema: Como a identificação de impactos pode auxiliar na mitigação da degradação socioambiental decorrente da ocupação desordenada no Loteamento Santa Rita, no município de Nazaré-BA? Assim, este estudo tem como objetivo geral identificar os impactos socioambientais decorrentes da ocupação desordenada, visando à elaboração de um relatório técnico ambiental que auxilie na mitigação das situações de conflito entre o suporte natural e as infraestruturas construídas. Esses impactos são expressos na degradação ambiental do Loteamento Santa Rita, em Nazaré-BA. Os resultados obtidos demonstraram que a melhoria da qualidade socioambiental urbana depende diretamente da atuação do poder público no enfrentamento dos problemas identificados, além da participação ativa dos moradores na busca por soluções sustentáveis. Dessa forma, a gestão integrada entre comunidade e governo se mostra essencial para promover um desenvolvimento urbano equilibrado e minimizar os danos ambientais.</p> <p> </p>2025-02-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Texturahttps://textura.famam.com.br/textura/article/view/553É possível um trabalho sem estresse? Estratégias utilizadas como forma de enfrentamento ao estresse no ambiente de trabalho 2025-02-13T09:21:17-03:00Thailane Luz Silvathailanefsa@gmail.comAgeu Reis dos Santos Cardosoahgeu_fsa15@hotmail.comKatia Costa da Silvakatiacostasilva.kc@gmail.comAlmeida de Azevedo Almeida de Azevedocarolineaazevedo@hotmail.com<p>A influência do trabalho na vida das pessoas pode contribuir para alterações da saúde física e mental, implicando principalmente no estresse ocupacional. O objetivo da pesquisa foi identificar as principais estratégias utilizadas como forma de enfrentamento ao estresse no ambiente de trabalho e descrever as principais situações estressoras. A pesquisa foi realizada por meio de revisão integrativa da literatura, na base de dados da BVS- Biblioteca Virtual em Saúde, considerando apenas os artigos publicados nos últimos 5 anos. Dentre os selecionados foram escolhidos 12 artigos que abordavam causas estressoras no ambiente organizacional, assim como apresentavam estratégias de enfrentamento. De acordo com as respostas sobre quais as estratégias de enfrentamento os profissionais adotavam, foram encontradas o Suporte Social, Autocontrole, Espiritualidade, Fuga/esquiva e atividades física e de Lazer, Resolução de Problemas, Técnicas de Relaxamento e Terapias Alternativas. Os resultados obtidos neste trabalho são úteis para identificar as principais causas estressoras no contexto organizacional, assim como as principais estratégias de enfrentamento.</p>2025-02-12T10:43:10-03:00Copyright (c) 2024 Texturahttps://textura.famam.com.br/textura/article/view/591Explorando espaços não formais: promovendo a alfabetização científica e o pensamento crítico em crianças do ensino fundamental2025-02-13T10:18:44-03:00Cintia Soares Guerincintiaguerinn@gmail.comFernanda Tarouco Gonçalvesfernandatarouco92@gmail.comAna Flavia Zorzianaflaviazorzi6@gmail.comFernanda Franceschi de Freitasfe_franceschi@yahoo.com.brAndréa Inês Goldschmidtandreainesgold@gmail.com<p>A crescente utilização de espaços não formais tem se destacado na alfabetização científica e no desenvolvimento do pensamento crítico entre crianças do Ensino Fundamental. Ambientes educativos, como museus, parques e centros de ciência, oferecem experiências interativas que complementam o currículo escolar. No entanto, há lacunas na compreensão de como integrar essas práticas no âmbito educacional. Diante disso, o objetivo do presente estudo buscou investigar como as atividades em espaços não formais podem promover a alfabetização científica entre crianças/adolescentes do Ensino Fundamental I e II, incentivando a curiosidade e o pensamento crítico. Para isso, realizou-se uma revisão de literatura integrativa. Foram buscados artigos nas bases de dados Web of Science e CAPES, nos últimos cinco anos, resultando na identificação de 39 artigos. Após a análise de títulos e resumos, 12 foram selecionados para leitura na íntegra, e 5 foram incluídos na amostra final, atendendo ao objetivo da pesquisa. Os resultados destacam a importância de espaços como museus e jardins botânicos na promoção da curiosidade e pensamento crítico, além de facilitar experiências científicas significativas. Há uma lacuna na literatura sobre a conexão entre esses espaços e a alfabetização científica, indicando a necessidade de estudos mais profundos. Educadores enfrentam desafios na implementação da alfabetização científica, sublinhando a importância de apoio e capacitação.</p>2025-02-13T10:18:44-03:00Copyright (c) 2025 Textura