Contação de histórias na Educação Infantil para promoção da educação ambiental: proposição de um guia pedagógico digital

  • Maria das Graças Passos de Santana Santos Centro Universitário Maria Milza (UNIMAM)
  • Josemare Pereira dos Santos Pinheiro Centro Universitário Maria Milza (UNIMAM)
  • Flávia Pedreira Almeida Centro Universitário Maria Milza (UNIMAM)
Palavras-chave: escolarização da infância, narrativa infantil, abordagem pedagógica ambiental

Resumo

Esta pesquisa insere-se nas discussões sobre o papel da contação de histórias na Educação Infantil, com foco na promoção da Educação Ambiental. Reconhece-se a arte e a narrativa como formas essenciais de expressão e desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças. O estudo visa compreender a percepção dos professores sobre o ensino da linguagem e o desenvolvimento infantil, aplicando esses conceitos na prática da contação de histórias para promover a Educação Ambiental. O objetivo principal é desenvolver uma abordagem pedagógica integrativa, resultando em um guia pedagógico digital. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, foi conduzida na Rede Municipal de Ensino de Governador Mangabeira, envolvendo duas escolas, uma na zona rural e outra na zona urbana. A análise documental e as rodas de conversas com professores revelaram que, embora a contação de histórias seja amplamente praticada na Educação Infantil, sua aplicação tende a concentrar-se em habilidades artísticas e linguísticas, com pouca exploração de abordagens integradas que envolvam questões ambientais e socioemocionais. O estudo contribui para a criação de recursos que incentivem uma abordagem educativa mais abrangente e envolvente.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
27-01-2025
Como Citar
Passos de Santana Santos, M. das G., Pereira dos Santos Pinheiro, J. ., & Pedreira Almeida, F. . (2025). Contação de histórias na Educação Infantil para promoção da educação ambiental: proposição de um guia pedagógico digital. Textura, 18(2), 1-14. https://doi.org/10.22479/texturav18n2p01_14
Seção
Ciências humanas