Contação de histórias na Educação Infantil para promoção da educação ambiental: proposição de um guia pedagógico digital
Resumo
Esta pesquisa insere-se nas discussões sobre o papel da contação de histórias na Educação Infantil, com foco na promoção da Educação Ambiental. Reconhece-se a arte e a narrativa como formas essenciais de expressão e desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças. O estudo visa compreender a percepção dos professores sobre o ensino da linguagem e o desenvolvimento infantil, aplicando esses conceitos na prática da contação de histórias para promover a Educação Ambiental. O objetivo principal é desenvolver uma abordagem pedagógica integrativa, resultando em um guia pedagógico digital. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, foi conduzida na Rede Municipal de Ensino de Governador Mangabeira, envolvendo duas escolas, uma na zona rural e outra na zona urbana. A análise documental e as rodas de conversas com professores revelaram que, embora a contação de histórias seja amplamente praticada na Educação Infantil, sua aplicação tende a concentrar-se em habilidades artísticas e linguísticas, com pouca exploração de abordagens integradas que envolvam questões ambientais e socioemocionais. O estudo contribui para a criação de recursos que incentivem uma abordagem educativa mais abrangente e envolvente.
Downloads
Os autores concedem direitos autorais sobre manuscrito aprovado com exclusividade de publicação para Revista Textura em formato eletrônico, incluindo imagens e conteúdo para divulgação do artigo, inclusive nas redes sociais da Revista Textura.