A IMPORTÂNCIA DO CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADE (Activity Based Costing - ABC ) E SUAS DISPARIDADES COM OS MÉTODOS TRADICIONAIS
Abstract
Devido à globalização da economia e suas vertentes, as empresas estão passando por um processo de transição de poucas variedades para enormes variedades de produtos personalizados, com a perspectiva de atender não só as exigências dos clientes como também em diversificar sua produção para uma maior maximização dos lucros esperados. Como consequência, tanto os custos indiretos de fabricação quanto a mão de obra dos serviços prestados passaram a ser mais significativo, o que implicou na busca de um novo método de distribuição desses custos, capaz de distribuir melhor os custos indiretos de cada item nos produtos e serviços. A esse método foi dado o nome de custeio baseado em atividade (Activity Based Costing-ABC). O objetivo deste trabalho é analisar, a partir de uma revisão da bibliografia sobre o tema, os aportes da contabilidade de custos para o processo das informações como também as vantagens e desvantagens da utilização dos direcionadores de custos.
Downloads
Os autores concedem direitos autorais sobre manuscrito aprovado com exclusividade de publicação para Revista Textura em formato eletrônico, incluindo imagens e conteúdo para divulgação do artigo, inclusive nas redes sociais da Revista Textura.