NÚMERO DE AMOSTRAS PARA O ESTUDO DE ATRIBUTOS FÍSICOS E QUÍMICOS EM LATOSSOLOS ORIGINADOS NOS SEDIMENTOS DA FORMAÇÃO BARREIRAS
Abstract
O conhecimento da variabilidade espacial de atributos do solo pode contribuir para o planejamento e otimização na condução de experimentos, para o planejamento de implantação de culturas, objetivando a agricultura de precisão. O objetivo deste estudo foi determinar o número de amostras de solo a serem coletadas para o estudo de atributos físicos e químicos em um Latossolo Amarelo Distrocoeso argissólico, originado de sedimentos da Formação Barreiras. O espaço amostral correspondeu a área da Estação Experimental de Fruticultura Tropical da EBDA em Conceição do Almeida (BA), utilizando-se como metodologia a amostragem sistemática com grade conhecida e amostras georreferenciadas. A amostragem em malha (grid) de 32 x 32m possibilitou a caracterização geoestatística das variáveis estudadas. A caracterização da variabilidade dos resultados foi realizada segundo o resumo estatístico com a determinação das medidas de posição, dispersão e verificação da normalidade da distribuição, complementada com a verificação da presença de “outliers”. Pequeno número de amostras simples (menor que 30) é suficiente para representar uma amostra composta, dentro dos limites de precisão estabelecidos na pesquisa, exceto para o cálcio e o índice de fertilidade a ele relacionado (soma de bases).
Downloads
Os autores concedem direitos autorais sobre manuscrito aprovado com exclusividade de publicação para Revista Textura em formato eletrônico, incluindo imagens e conteúdo para divulgação do artigo, inclusive nas redes sociais da Revista Textura.