Comercialização de produtos pelos agricultores familiares na feira livre de Serrinha - BA: um diagnóstico das práticas
Abstract
As feiras livres são mercados periódicos que resultam das potencialidades de cada região e, independentemente dos produtos comercializados, contribuem para o desenvolvimento local por meio da rede de relações sociais, culturais e econômicas entre cidades, especialmente tratando-se de municípios de pequeno e médio porte. Considerada um dos canais de comercialização dos produtos dos agricultores familiares, a feira livre propicia aos agricultores familiares o escoamento adequado da sua produção, gera renda e dinamiza a economia local. A comercialização de produtos dos agricultores familiares na feira livre constitui um processo complexo, porque envolve aspectos estruturais, tais como a cadeia produtiva, o transporte, o acondicionamento, a venda direta do produto ao consumidor e as relações com o poder público local. Entretanto, evidencia-se a necessidade de práticas de comercialização mais eficazes, de modo que, além de garantir o efetivo escoamento dos produtos da agricultura familiar, promovam o fortalecimento dos agricultores familiares como agentes econômicos que participam continuamente da feira livre. Nesta perspectiva, o objetivo do estudo foi elaborar um diagnóstico das práticas de comercialização dos produtos oriundos dos agricultores familiares na feira livre de Serrinha-BA. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva, do tipo estudo de caso e, para a coleta dos dados, aplicaram-se questionários aos feirantes além da observação simples. Os resultados obtidos revelaram o perfil dos feirantes agricultores familiares e suas práticas. Observou-se, além da inadequação do local para comercialização, ausência de local para armazenagem, variação ineficaz ou desarranjada na precificação dos produtos, dificuldades com o seu transporte e precariedade na infraestrutura e na organização.
Downloads
Os autores concedem direitos autorais sobre manuscrito aprovado com exclusividade de publicação para Revista Textura em formato eletrônico, incluindo imagens e conteúdo para divulgação do artigo, inclusive nas redes sociais da Revista Textura.