QUESTÕES CULTURAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DA MÚSICA E DO CINEMA: UM ESTUDO REFLEXIVO E PROPOSITIVO

  • Aisllan Damacena Souza da Silva

Abstract

Ao considerar que o ensino de Geografia perpassa por várias temáticas e abordagens para compreensão do espaço geográfico na sala de aula, cabe destacar que as questões culturais nas aulas de Geografia ainda se mantém limitadas. No presente trabalho, buscou-se apontar reflexões e proposições sobre metodologias que podem ser utilizadas para discutir questões culturais na sala de aula, como por exemplo, as questões voltadas para os aspectos culturais do Brasil, da Região Nordeste e do estado da Bahia. Para isso, foram realizados alguns procedimentos metodológicos, dentre eles, a construção de um referencial teórico para sustentar as ideias que neste trabalho são apresentadas, análise de documentos, como por exemplo, dos Parâmetros Curriculares Nacionais(PCNs) TemasTransversaisedeGeografia-AnosFinaisdoEnsinoFundamentale,porfim,arealização de entrevistas com dois professores de Geografia de uma escola da Rede pública de Ensino da cidade de Muritiba, sobre suas experiências e metodologias para trabalhar a questão cultural nas suas aulas. O resultado evidenciou que as práticas docentes diante das inúmeras oportunidades que

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.
Veröffentlicht
16-07-2018
Zitationsvorschlag
Damacena Souza da Silva, A. (2018). QUESTÕES CULTURAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DA MÚSICA E DO CINEMA: UM ESTUDO REFLEXIVO E PROPOSITIVO. Textura, 11(20), 100 - 108. Abgerufen von https://textura.famam.com.br/textura/article/view/35
Rubrik
Ciências Agrárias