Metodologias ativas: uma possibilidade de inovação para o ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.22479/10.22479/texturav18n1p01_24Schlagworte:
Aprendizagem, Educação, Ensino-aprendizagemAbstract
As metodologias ativas (MA), como Peer Instruction, Design thinking, seminários e discussões, Storytelling, Ensino híbrido/blended learning, Sala de aula invertida, Brainwriting/Brainston, Aprendizagem baseada em projetos e problemas, Arco de Maguerez e Gamificação, têm se tornado cada vez mais relevantes no contexto educacional. Com a necessidade de formar estudantes mais participativos, autônomos e criativos, essas abordagens pedagógicas têm se mostrado extremamente eficazes na promoção de uma aprendizagem mais significativa e engajadora. Objetivou-se elucidar a importância das MA no processo de ensino-aprendizado. Para isto, utilizou-se artigos publicados nos últimos três anos (2020-2023). Foi realizada uma busca sistemática bibliográfica qualitativa e descritiva utilizando descritores (em inglês e português), e selecionados artigos que abordavam a temática do presente estudo publicados nos últimos três anos. O presente trabalho visa abordar através de uma revisão de literatura os principais métodos de MA, utilizando como base de dados o Google acadêmico para a busca de material bibliográfico na área como foco para o estudo. Notou-se que, o uso de MA é fundamental para a formação de cidadãos críticos, criativos e capacitados para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea. Portanto, é essencial que educadores e instituições de ensino adotem e incorporem as MA em suas práticas.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os autores concedem direitos autorais sobre manuscrito aprovado com exclusividade de publicação para Revista Textura em formato eletrônico, incluindo imagens e conteúdo para divulgação do artigo, inclusive nas redes sociais da Revista Textura.