Metodologias ativas: uma possibilidade de inovação para o ensino superior
Abstract
As metodologias ativas (MA), como Peer Instruction, Design thinking, seminários e discussões, Storytelling, Ensino híbrido/blended learning, Sala de aula invertida, Brainwriting/Brainston, Aprendizagem baseada em projetos e problemas, Arco de Maguerez e Gamificação, têm se tornado cada vez mais relevantes no contexto educacional. Com a necessidade de formar estudantes mais participativos, autônomos e criativos, essas abordagens pedagógicas têm se mostrado extremamente eficazes na promoção de uma aprendizagem mais significativa e engajadora. Objetivou-se elucidar a importância das MA no processo de ensino-aprendizado. Para isto, utilizou-se artigos publicados nos últimos três anos (2020-2023). Foi realizada uma busca sistemática bibliográfica qualitativa e descritiva utilizando descritores (em inglês e português), e selecionados artigos que abordavam a temática do presente estudo publicados nos últimos três anos. O presente trabalho visa abordar através de uma revisão de literatura os principais métodos de MA, utilizando como base de dados o Google acadêmico para a busca de material bibliográfico na área como foco para o estudo. Notou-se que, o uso de MA é fundamental para a formação de cidadãos críticos, criativos e capacitados para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea. Portanto, é essencial que educadores e instituições de ensino adotem e incorporem as MA em suas práticas.
Downloads
Os autores concedem direitos autorais sobre manuscrito aprovado com exclusividade de publicação para Revista Textura em formato eletrônico, incluindo imagens e conteúdo para divulgação do artigo, inclusive nas redes sociais da Revista Textura.