The teacher conceptions about final sexuality in classes in a school from Governador Mangabeira-BA

  • Caliandre Almeida Gonçalves Faculdade Maria Milza - FAMAM
  • Joana Gomes dos Santos Figuereido Unicamp

Abstract

 

A sexualidade envolve todos os indivíduos e é constituída de aspectos físicos, psicológicos, históricos e socioculturais. Ela está presente na vida dos jovens, trazendo-lhes questionamentos, dúvidas e incertezas. Por isso, entende-se a relevância do papel da escola ao trabalhar questões relacionadas à sexualidade, já que a escola deve ajudar o discente a sanar suas dúvidas, fortalecendo seu desenvolvimento crítico e social durante sua vida. Mais relevante ainda é o papel do docente, que deve preparar-se para levar para sala de aula diálogos e reflexões acerca desta temática. Partindo dessas considerações, o objetivo geral desta pesquisa é conhecer as concepções dos professores em turmas do Ensino Fundamental Anos Finais, em uma escola no município de Governador Mangabeira-BA, acerca das questões da sexualidade no espaço escolar. A metodologia utilizada para realização deste estudo foi de natureza qualitativa, procurando compreender o caráter subjetivo do objeto em questão, usando o método investigativo descritivo. Quanto ao delineamento, foi uma pesquisa de campo, realizado em uma escola de Ensino Fundamental II, no município de Governador Mangabeira- BA. Como instrumento de coleta de dados, aplicaram-se questionários aos professores que lecionam nas turmas dos anos finais. Os resultados mostram que a maioria dos docentes possui uma concepção equivocada sobre sexualidade e necessitam de uma formação específica, seja ela inicial ou continuada, para assim discutir adequadamente essa temática em sala de aula.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
06-11-2020
How to Cite
Almeida Gonçalves , C., & Figuereido, J. G. dos S. (2020). The teacher conceptions about final sexuality in classes in a school from Governador Mangabeira-BA. Texture, 14(1), 32-49. https://doi.org/10.22479/texturav14n1p32-49
Section
Agrarian Sciences