PERDA DO PRIMEIRO MOLAR PERMANTE EM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: FATORES ASSOCIADOS E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO

  • Roberta Catharini dos Santos Dias
  • Fernando Francisco Chagas dos Santos
  • Roberto Carlos de Carvalho Cerqueira
  • Ana Conceição de Oliveira Cravo Teixeira
  • Larissa Rolim Borges-Paluch

Résumé

O objetivo do estudo foi conhecer a relação entre a perda do primeiro molar permanente e fatores de risco associados em estudantes do ensino fundamental de um município do Recôncavo da Bahia. Trata-se de um estudo de corte transversal, descritivo de caráter quantitativo realizado em escolas municipais do ensino fundamental de Governador Mangabeira, BA. A população investigada foi composta por 226 escolares de ambos os gêneros, com idade entre 07 e 12 anos. Dos discentes avaliados apenas 12 (5,31%) não possuem mais o primeiro molar. Dos fatores avaliados apenas a escolaridade dos pais apresentou relação estatística significativa com a perda precoce do primeiro molar, porém 65 (28,76%) estudantes apresentaram processo carioso neste dente. É imprescindível a realização de ações de prevenção e controle da cárie pelas equipes de saúde bucal, inclusive a educação em saúde, visando a minimização das perdas dentárias.

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Publié-e
16-07-2018
Comment citer
dos Santos Dias, R. C., Chagas dos Santos, F. F., de Carvalho Cerqueira, R. C., Conceição de Oliveira Cravo Teixeira, A., & Rolim Borges-Paluch, L. (2018). PERDA DO PRIMEIRO MOLAR PERMANTE EM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: FATORES ASSOCIADOS E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO. Textura, 11(20), 32-41. Consulté à l’adresse https://textura.famam.com.br/textura/article/view/21
Rubrique
Ciências Agrárias

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