ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E INTEGRAÇÃO ACADEMIA, SERVIÇO E COMUNIDADE EM FOCO

  • Suelem Maria Santana Pinheiro Ferreira UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
  • Carla Maria Lima Santos
  • Carla Santos Almeida
  • Airton Viniccius Oliveira Moreira
  • Polliana Alves de Oliveira
  • Rafaela Silva Santos
  • Juliana Costa dos Santos Borges

Résumé

A implantação do Sistema Único de Saúde e a consequente reformulação das diretrizes para formação profissional impõem a necessidade de incorporar estratégias pedagógicas inovadoras na formação em saúde, dentre elas, a integração academia, serviço e comunidade. Apesar dos esforços das instituições de ensino para adequação de seus currículos a essa nova demanda, há fragilidades no tocante à operacionalização da formação interdisciplinar, bem como na criação de atividades curriculares permanentes de integração entre o ensino e o mundo do trabalho. As vivências interdisciplinares e de integração-ensino serviço apresentam potencialidades, como formação crítica e reflexiva dos discentes, potencialização do trabalho das equipes de saúde, educação permanente no serviço e a melhor compreensão das necessidades de saúde individuais e coletivas. Contudo, tais estratégias formativas ainda apresentam desafios à sua efetivação, como a burocracia dos setores saúde e educação, o perfil profissional dos agentes inseridos nestes setores e a construção de relações horizontais, solidárias e emancipatórias entre cada elo dessa tríade. Assim, para concretizar o SUS é necessário, desde a graduação, construir uma formação crítica, numa construção coletiva que aglutine diferentes saberes dentro da academia, no serviço e na comunidade.

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Publié-e
20-08-2019
Comment citer
Pinheiro Ferreira, S. M. S., Santos, C. M. L., Almeida, C. S., Moreira, A. V. O., de Oliveira, P. A., Santos, R. S., & Borges, J. C. dos S. (2019). ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E INTEGRAÇÃO ACADEMIA, SERVIÇO E COMUNIDADE EM FOCO. Textura, 13(21), 53 - 61. https://doi.org/10.22479/desenreg2019v13n21p53-61
Rubrique
Ciências Agrárias