A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: BASES TEÓRICAS E APLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO

Auteurs-es

  • Marcela da Conceição Costa
  • Josemare Pereira dos Santos Pinheiro

DOI :

https://doi.org/10.22479/desenregv13n22p169-175

Mots-clés :

Teoria das Representações Sociais, Práticas Pedagógicas, Pesquisa Educacional

Résumé

Fruto de uma pesquisa de natureza qualitativa, cuja metodologia de procedimento foi classificada como descritivo- interpretativa, este trabalho apresentou como objetivo compreender a Teoria da Representação Social e sua importância para os estudos no âmbito educacional, através de uma revisão de literatura. A partir do estudo, constatou-se que a Teoria das Representações Sociais pode ser entendida em termos de processo, perpassando pela objetivação e a ancoragem, e como produto, investigando o núcleo central e os periféricos das representações. Essa última abordagem, proposta por Abric (1994 apud CRUSOÉ, 2009), permeia um crescente contingente de estudos na área da educação à luz da Teoria das Representações Sociais, que em geral trazem no cerne a relação entre as representações sociais dos agentes educativos e as práticas pedagógicas.

 

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Publié-e

2020-02-16

Comment citer

da Conceição Costa, M., & Pereira dos Santos Pinheiro, J. (2020). A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: BASES TEÓRICAS E APLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO. Textura, 13(22), 169–175. https://doi.org/10.22479/desenregv13n22p169-175

Numéro

Rubrique

Ciências Agrárias