Quando eu cuido do planeta, eu cuido de mim": ensino de saúde única através da literatura infantil

Eixo temático: Educação em Saúde Única: processos de ensino e aprendizagem

  • Felipe Wachholz Bartz Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA
  • Victória Rapack Jacinto Silva Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA
  • Ana Carolina da Costa e Fonseca Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA
  • Claudia Giuliano Bica Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA

Résumé

A literatura infantil conecta as crianças com o mundo, passando por suas significações e relações afetivas. Dada a sua importância na formação de leitoras e leitores, ela pode ser utilizada como um instrumento que une o lúdico e o científico. O conceito de saúde única trabalha a relação intrínseca que existe entre a saúde humana, de outros animais e meio ambiente, assim como do trabalho de forma integrada e transdisciplinar. O livro "Quando eu cuido do planeta, eu cuido de mim" aborda o tema da saúde única, dialogando com o público infantil, com o objetivo de democratizar o conhecimento e de introduzir, desde a infância, uma forma diferente de percepção do mundo. Este artigo tem por objetivo apresentar o livro publicado para download gratuito e descrever o processo de escrita e de construção do livro, bem como abordar de que modo pretendemos dar visibilidade ao livro, especialmente, através de leituras compartilhadas, para que provoque, em alguma medida, questionamentos e construção de conhecimento sobre saúde única. O livro foi submetido, aceito e publicado pela Editora da UFCSPA, no ano de 2021.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.
Publié-e
07-02-2022
Comment citer
Wachholz Bartz, F., Rapack Jacinto Silva, V., da Costa e Fonseca, A. C., & Giuliano Bica, C. (2022). Quando eu cuido do planeta, eu cuido de mim": ensino de saúde única através da literatura infantil: Eixo temático: Educação em Saúde Única: processos de ensino e aprendizagem. Textura, 15(2), 98-107. https://doi.org/10.22479/texturav15n2p98-107
Rubrique
Dossiê “Saúde Única: Democratizando ciências, aprendizados e práticas”