ENTRE CAMINHOS PERECORRIDOS: UM ESTUDO SOBRE AS METODOLOGIAS NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE GÊNERO NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (FACE/UFBA)
Mots-clés :
Metodologia, Gênero, Pesquisa em EducaçãoRésumé
Inicialmente apresentada como neutra e isenta de preferências, a Escola assumiu um papel preponderante para compor um conjunto de saberes institucionalizados e socialmente válidos e, por essa razão, o ambiente escolar constitui-se enquanto um território extremamente fértil para a pesquisa. Nesse sentido, as questões tangentes ao gênero emergem na pesquisa em Educação com a responsabilidade de, no mínimo, propor uma reflexão radical acerca da naturalização das coisas. Tais pesquisas tem papel fundamental para a desconstrução das dissimetrias sociais, visto que buscam problematizar os elementos constituintes das mesmas. Nesse contexto, o presentetrabalhobuscouconhecerametodologiautilizadanasdissertaçõesdemestradoquediscutemgênero e educação no programa de Pós-graduação em Educação naFaculdadedeEducaçãodaUniversidadeFederal da Bahia (FACED/UFBA). Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa e documental realizada a partir do material disponível no site do Repositório Institucional da UFBA, entre os anos de 2006 e 2015. Para o levantamento dos trabalhos utilizou-se o termo gênero como palavra-chave na base de dados supracitada, onde apareceram 23 registros. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, seis trabalhos foram selecionados. Foi possível verificar que do total, quatro dissertações apresentaram abordagem qualitativa, uma mista e uma não definida. Três trabalhos utilizaram pesquisa de campo e três pesquisa documental. As técnicas de coleta de dados foram o grupo focal, entrevista e observação. A análise dos dados obtidos permitiu inferir que a construção do percurso metodológico nas pesquisas ancoradas no gênero é profundamente influenciado pela perspectiva epistemológica diferenciada proposta por esta categoria analítica.
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