USO INDISCRIMINADO DOS CORTICOSTEROIDES NO MANEJO DAS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS EM UMA DROGARIA EM FEIRA DE SANTANA – BA: ÊNFASE NA RINITE ALÉRGICA
Parole chiave:
Corticosteroides, Rinite Alérgica, Uso Irracional de MedicamentosAbstract
O uso indiscriminado de medicamentos é um problema de saúde pública, que pode apresentar benefícios ao aliviar a procura pelo SUS, mas que pode originar sérios riscos à saúde dos indivíduos. O uso contínuo de fármacos para o alívio das doenças respiratórias é visto constantemente entre as pessoas e sua utilização sem acompanhamento traz efeitos em longo prazo ao corpo humano. Portanto, o objetivo deste estudo foi avaliar o uso indiscriminado de corticosteroides para o tratamento das doenças respiratórias. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem quantiqualitativa em uma farmácia do município de Feira de Santana-BA. Os resultados mostraram que a maior parte da população estudada era composta por mulheres (60%), com ensino médio completo e casadas (52% para ambos) e de cor parda (49%). Observou-se ainda que 51% dos indivíduos faziam uso de corticosteroides como betametasonas e prednisonas (27% ambas), budosenida e mometasona (23% ambas), sendo que 30% adquiriam seus medicamentos sem receita e 45% os utilizavam por conta própria. Além disso, 80% afirmou conhecer a indicação dos seus medicamentos, 48% afirmou obedecer a duração do tratamento farmacoterapêutico e 80% afirmou não apresentar reações adversar a medicamentos (RAM). Assim, verificou-se que o uso indiscriminado de corticosteroides para o tratamento das doenças respiratórias é um problema sociocultural, no qual os indivíduos procuram a forma mais fácil de adquirir seus medicamentos, sem prescrição médica, quando apresentam uma crise. Portanto, o estudo mostra a necessidade de estratégias que contribuam para o uso racional de medicamentos, especialmente em doenças crônicas.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os autores concedem direitos autorais sobre manuscrito aprovado com exclusividade de publicação para Revista Textura em formato eletrônico, incluindo imagens e conteúdo para divulgação do artigo, inclusive nas redes sociais da Revista Textura.