Abordagem na educação sexual de adolescentes em ambiente escolar: Relato de experiência

  • Luciana Santos Ferreira FAPEC Jequié
  • Maria Graziélle Bossi da Silva

Abstract

RESUMO: A educação em saúde é a principal ferramenta no desenvolvimento de ações para a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A adolescência é caracterizada por vulnerabilidade, por ser uma fase da vida onde as subversões são no âmbito social, psicológico, físico e emocional. Este trabalho tem o objetivo de relatar a experiência de acadêmicas do curso de Enfermagem da Faculdades Unidas de Pesquisa, Ciências e Saúde (FAPEC) em atividade educativa sobre IST/HIV-AIDS. A atividade ocorreu em formato de educação continuada, desenvolvida no estagio supervisionado I, em uma escola vinculada à ESF. O público alvo é constituído por alunos do 9º ano do ensino fundamental. Utilizou-se como estratégia dinâmica em grupo e material didático, abordando como tema principal as complicações e formas de prevenção das IST. Aplicou-se questionário pré-teste, para reconhecimento de comportamentos vulneráveis, propondo-lhes uma reflexão sobre a importância do autocuidado. A dinâmica grupal demonstrou a cadeia de transmissão das IST/HIV-AIDS, levando-os a refletir sobre a vivência sexual responsável, como fator condicionante de uma vida saudável. Participaram 31 adolescentes, de 12 a 16 anos, sendo oito do sexo masculino e 23 do sexo feminino. No pré-teste observou-se desinformação frente à questionamentos básicos acerca das IST e uso do preservativo, o que nos leva a constatar que, é de extrema importância a presença de profissionais de saúde em ambiente escolar para contribuir em práticas saudáveis no autocuidado e a importância na prevenção de agravos.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili
Pubblicato
06-11-2020
Come citare
Ferreira, L. S., & da Silva, M. G. B. (2020). Abordagem na educação sexual de adolescentes em ambiente escolar: Relato de experiência. Textura, 14(1), 65-74. https://doi.org/10.22479/texturav14n1p65-74
Sezione
Ciências Agrárias