Prospecção científica e tecnológica sobre o potencial de plantas com ação antibacteriana e antioxidante para o desenvolvimento de cosméticos
DOI:
https://doi.org/10.22479/texturav14n2p59_73Palavras-chave:
atividade biológica, biocosméticos, recursos vegetaisResumo
O Brasil possui ampla variedade de plantas que fornecem substâncias biológicas que podem ser utilizadas para o desenvolvimento de produtos cosméticos, contribuindo para a saúde humana e o mercado mundial. Embora existam estudos sobre essas substancias, muitas delas ficam retidas nos artigos científicos e no registro de patentes. O objetivo dessa pesquisa foi realizar uma prospecção científica e tecnológica sobre o potencial de plantas com ação antimicrobiana e antioxidante para o desenvolvimento de cosméticos. Para isso, foi realizado um levantamento de dados científicos utilizando o Portal de Periódicos Capes (pesquisa 1 e 2) e prospecção tecnológica (pesquisa 3), na busca de patentes na base de dados europeia Espacenet. Os resultados demonstraram 9 plantas com atividade antimicrobiana e antioxidante associada o que podem torna-las ótima opção para incorporação em cosméticos. Observou-se que há produção científica por pesquisadores brasileiros sobre potencial biológico de plantas, mas poucas patentes são depositadas no Brasil ao comparar com as estrangeiras, principalmente no que se refere à descrição da ação para a produção de cosméticos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem direitos autorais sobre manuscrito aprovado com exclusividade de publicação para Revista Textura em formato eletrônico, incluindo imagens e conteúdo para divulgação do artigo, inclusive nas redes sociais da Revista Textura.