Ocupação desordenada dos espaços urbanos e suas consequências socioambientais: O caso do Loteamento Santa Rita no município de Nazaré – BA
DOI:
https://doi.org/10.22479/texturav18n2p24_36Palavras-chave:
degradação socioambiental, desenvolvimento sustentável, planejamento urbano, urbanizaçãoResumo
O planejamento urbano desempenha um papel fundamental na mitigação dos efeitos negativos da urbanização, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das áreas urbanas. Portanto, alguns instrumentos podem ser utilizados para levantamento, avaliação e proposição de melhorias na comunidade, visando um planejamento mais eficiente e sustentável. Nesse contexto, esta pesquisa busca responder ao seguinte problema: Como a identificação de impactos pode auxiliar na mitigação da degradação socioambiental decorrente da ocupação desordenada no Loteamento Santa Rita, no município de Nazaré-BA? Assim, este estudo tem como objetivo geral identificar os impactos socioambientais decorrentes da ocupação desordenada, visando à elaboração de um relatório técnico ambiental que auxilie na mitigação das situações de conflito entre o suporte natural e as infraestruturas construídas. Esses impactos são expressos na degradação ambiental do Loteamento Santa Rita, em Nazaré-BA. Os resultados obtidos demonstraram que a melhoria da qualidade socioambiental urbana depende diretamente da atuação do poder público no enfrentamento dos problemas identificados, além da participação ativa dos moradores na busca por soluções sustentáveis. Dessa forma, a gestão integrada entre comunidade e governo se mostra essencial para promover um desenvolvimento urbano equilibrado e minimizar os danos ambientais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os autores concedem direitos autorais sobre manuscrito aprovado com exclusividade de publicação para Revista Textura em formato eletrônico, incluindo imagens e conteúdo para divulgação do artigo, inclusive nas redes sociais da Revista Textura.