CARACTERIZAÇÃO DE FERIDAS CRÔNICAS EM MEMBROS INFERIORES DE PACIENTES CADASTRADOS EM UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE CRUZ DAS ALMAS – BA
Resumo
Este trabalho buscou investigar os tipos e características de feridas crônicas em membros inferiores de pacientes cadastrados em Unidades de Saúde da Família no município de Cruz das Almas - BA. Trata-se de um estudo de natureza descritiva de abordagem quali-quantitativa. A coleta de dados aconteceu por meio da aplicação de um questionário formado por 22 perguntas, sendo 19 fechadas (múltipla escolha) e três abertas. Também foram feitas mensuraçõesdasferidas. OsseteparticipantesdoestudoestavamcadastradosemseisUSF(doisnazonaurbana e quatro na zona rural). Para a análise estatística foi utilizado métodos e técnicas da estatística descritiva. Os participantes do estudo eram, predominantemente, casados ou viúvos, analfabetos ou com ensino fundamental incompleto. Todos eles eram portadores de doença vascular, encontravam-se em bom estado mental, estavam limpos, eram independentes e não tinham problemas com a bebida. Os ferimentos ocorreram com maior frequência na panturrilha direita e no pé direito; estavam no estágio 3, com diferentes dimensões, eram do tipo traumático com sensação dolorosa regular, em estágio de granulação; as bordas eram irregulares, exsudados de características variadas, em media quantidade e limpos contaminados. Os medicamentos utilizados nos tratamentos eram de origem farmacêutica.
Downloads
Os autores concedem direitos autorais sobre manuscrito aprovado com exclusividade de publicação para Revista Textura em formato eletrônico, incluindo imagens e conteúdo para divulgação do artigo, inclusive nas redes sociais da Revista Textura.