Edição Especial: Emergência e Colapsos instituídos pela Pandemia 'COVID-19' e as Implicações no Âmbito Docente
Resumo
O ano de 2020 foi caracterizado por mudanças e transformações que exigiram adaptações abruptas na sociedade (do latim societăs "associação") e, por conseguinte, nas nações do mundo inteiro devido a disseminação do SARS-CoV-2. As implicações da Pandemia de COVID-19, assim designada pela OMS - Organização Mundial de Saúde em março de 2020, estabeleceu uma espécie de ‘globalização’ em saúde pública [metáfora ao sentido epidemiológico de Pandemia]. Neste contexto, todas as esferas organizacionais da sociedade mundial equipararam-se ao status do “isolamento social” fincando o marco histórico da Terceira Revolução Industrial ou Era Digital como tem sido difundida. A Pandemia de COVID-19 reverberou nos três setores da sociedade (Estado, Mercado e Sociedade Civil) ações inusitadas que embora alicerçada em vasta tecnologia esbarrou na disparidade da divulgação e aplicação das mesmas. Na contramão das adversidades os setores acadêmicos e científicos debruçaram-se nos recursos tecnológicos aglutinando e compartilhando pesquisas, cujos esforços mundiais resultaram na obtenção record de imunizantes (vacina) contra o COVID-19. Contiguamente, os setores de educação divergiam opiniões e planos de ação no ano letivo de 2020 que seguem em ampla discussão para o recém chegado 2021. Neste contexto, como editora chefe da Revista Textura, convidei o diretor geral e gestores educacionais (coordenadores de curso) da Faculdade Maria Milza-FAMAM a apresentarem o panorama desta IES – Instituição de Ensino Superior, situada no Recôncavo da Bahia, Brasil frente a Emergência e Colapsos instituídos pela Pandemia 'COVID-19' e as Implicações no Âmbito Docente.
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