Edição Especial: Emergência e Colapsos instituídos pela Pandemia 'COVID-19' e as Implicações no Âmbito Docente

  • Weliton Antônio Bastos de Almeida Faculdade Maria Milza - FAMAM
  • Lara Cristine da Silva Vieira Faculdade Maria Milza - FAMAM
  • Luciana Santos Lago Faculdade Maria Milza - FAMAM
  • Antônio Anderson Freitas Pinheiro Faculdade Maria Milza - FAMAM
  • Paulo Roberto Ribeiro de Mesquita Faculdade Maria Milza - FAMAM
  • Gilmara Alvarenga Fachardo Oliveira Faculdade Maria Milza - FAMAM
  • Andrea dos Santos de Souza Faculdade Maria Milza - FAMAM
  • Kaliane Rocha Soledade
  • Karen Luane Sá Santa Barbara Sobral Faculdade Maria Milza - FAMAM
  • Elizabeth Amélia Alves Duarte Faculdade Maria Milza - FAMAM

Abstract

O ano de 2020 foi caracterizado por mudanças e transformações que exigiram adaptações abruptas na sociedade (do latim societăs "associação") e, por conseguinte, nas nações do mundo inteiro devido a disseminação do SARS-CoV-2. As implicações da Pandemia de COVID-19, assim designada pela OMS - Organização Mundial de Saúde em março de 2020, estabeleceu uma espécie de ‘globalização’ em saúde pública [metáfora ao sentido epidemiológico de Pandemia]. Neste contexto, todas as esferas organizacionais da sociedade mundial equipararam-se ao status do “isolamento social” fincando o marco histórico da Terceira Revolução Industrial ou Era Digital como tem sido difundida. A Pandemia de COVID-19 reverberou nos três setores da sociedade (Estado, Mercado e Sociedade Civil) ações inusitadas que embora alicerçada em vasta tecnologia esbarrou na disparidade da divulgação e aplicação das mesmas. Na contramão das adversidades os setores acadêmicos e científicos debruçaram-se nos recursos tecnológicos aglutinando e compartilhando pesquisas, cujos esforços mundiais resultaram na obtenção record de imunizantes (vacina) contra o COVID-19. Contiguamente, os setores de educação divergiam opiniões e planos de ação no ano letivo de 2020 que seguem em ampla discussão para o recém chegado 2021. Neste contexto, como editora chefe da Revista Textura, convidei o diretor geral e gestores educacionais (coordenadores de curso) da Faculdade Maria Milza-FAMAM a apresentarem o panorama desta IES – Instituição de Ensino Superior, situada no Recôncavo da Bahia, Brasil frente a Emergência e Colapsos instituídos pela Pandemia 'COVID-19' e as Implicações no Âmbito Docente.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.
Veröffentlicht
06-01-2021
Zitationsvorschlag
Antônio Bastos de Almeida, W., Cristine da Silva Vieira, L., Santos Lago, L., Freitas Pinheiro, A. A., Ribeiro de Mesquita , P. R., Alvarenga Fachardo Oliveira, G., dos Santos de Souza, A., Rocha Soledade, K., Sá Santa Barbara Sobral, K. L., & Amélia Alves Duarte, E. . (2021). Edição Especial: Emergência e Colapsos instituídos pela Pandemia ’COVID-19’ e as Implicações no Âmbito Docente. Textura, 14(3), 1-10. https://doi.org/10.22479/texturav14edespecialp1-10

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in