PANORAMA DA EJA NO RECÔNCAVO DA BAHIA: REFLEXÕES ACERCA DA REALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.22479/desenregv13n22p162-168Schlagworte:
EJA, Políticas Públicas, SujeitosAbstract
O presente artigo, fruto das discussões e atividades de campo da disciplina Educação de Jovens e Adultos (EJA) do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Maria Milza (FAMAM), apresenta uma sistematização sobre o perfil dos alunos e como ocorre a oferta da respectiva modalidade EJA no Recôncavo da Bahia. Realizou-se um estudo teórico, prático e reflexivo dos fundamentos filosóficos, históricos e políticos da EJA antes da saída a campo para obter um panorama da realidade da EJA nos municípios de Cachoeira, Cruz das Almas, Governador Mangabeira e Maragogipe. Os principais contributos teóricos foram Arroyo (2013), Freire (1987, 1996), Gadotti (2013), LDBEN (1996) e DCN (2000), entre outros. Os resultados obtidos demonstram a necessidade de formação continuada adequada para os professores, como também, acompanhamento pedagógico e dinamicidade nos espaços, como projetos e oficinas, e materiais didáticos para as unidades escolares que atendem o referido público. Outra questão essencial é pensar a política de acesso e permanência dos sujeitos protagonistas, para que não abandonem os estudos. Espera-se que este estudo possa colaborar para repensar as ações e estratégias de formação docente, assegurar continuidade de escolarização e valorização dos coletivos da EJA.
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