PANORAMA DA EJA NO RECÔNCAVO DA BAHIA: REFLEXÕES ACERCA DA REALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.22479/desenregv13n22p162-168Keywords:
EJA, Políticas Públicas, SujeitosAbstract
O presente artigo, fruto das discussões e atividades de campo da disciplina Educação de Jovens e Adultos (EJA) do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Maria Milza (FAMAM), apresenta uma sistematização sobre o perfil dos alunos e como ocorre a oferta da respectiva modalidade EJA no Recôncavo da Bahia. Realizou-se um estudo teórico, prático e reflexivo dos fundamentos filosóficos, históricos e políticos da EJA antes da saída a campo para obter um panorama da realidade da EJA nos municípios de Cachoeira, Cruz das Almas, Governador Mangabeira e Maragogipe. Os principais contributos teóricos foram Arroyo (2013), Freire (1987, 1996), Gadotti (2013), LDBEN (1996) e DCN (2000), entre outros. Os resultados obtidos demonstram a necessidade de formação continuada adequada para os professores, como também, acompanhamento pedagógico e dinamicidade nos espaços, como projetos e oficinas, e materiais didáticos para as unidades escolares que atendem o referido público. Outra questão essencial é pensar a política de acesso e permanência dos sujeitos protagonistas, para que não abandonem os estudos. Espera-se que este estudo possa colaborar para repensar as ações e estratégias de formação docente, assegurar continuidade de escolarização e valorização dos coletivos da EJA.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors grant copyright on an approved manuscript with exclusive publication for Texture Journal in electronic format, including figures/ illustrations and content for the dissemination of the article, including on the social networks of the Texture Journal.