As implicações das doenças psicossomáticas na vida de pessoas em processo de adoecimento: uma análise integrativa da literatura
Abstract
O campo da psicossomática compreende as doenças em geral como uma desordem dos comandos orgânicos, pressupõe-se que as doenças tem fatores emocionais que provocam diretamente manifestações biológicas, onde, levando em consideração os modelos de atenção à saúde atuais exige uma escuta qualificada dos profissionais frente aos indivíduos em processo de adoecimento, de forma que seja possível entende-los em sua totalidade. O objetivo desse estudo foi analisar a literatura científica sobre as implicações das doenças de origem psicossomáticas na condição integral das pessoas, publicados no período de 2011 a 2021. Caracteriza-se como uma revisão integrativa a partir da seleção de artigos cientificos publicados em língua portuguesa nas bases de dados SciELO e LILACS. Foram incluidos 8 artigos que versam sobre o objeto de estudo proposto. Conclui-se que existem fatores multicausais que interferem direta e indiretamene no processo de adoecimento. Como num ciclo, o sofrimento influencia os sintomas e são do mesmo modo influenciados por eles, causando prejuízos físicos, psíquicos e sociais, trazendo como consequência sentimentos de tristeza, angústia e ansiedade em buscar explicações sobre sensações que não são evidenciadas através de exames e sintomas subjetivos e que não podem ser atribuídos facilmente a um diagnóstico.
Downloads
Os autores concedem direitos autorais sobre manuscrito aprovado com exclusividade de publicação para Revista Textura em formato eletrônico, incluindo imagens e conteúdo para divulgação do artigo, inclusive nas redes sociais da Revista Textura.