TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES NA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DA EQUIPE DE APOIO ESCOLAR
Keywords:
Equipe de Apoio Escolar, Terceirização, Terceirização na Escola, Valorização Profissional, Gestão EscolarAbstract
Considerando-se a escola um espaço de ensino e aprendizagem, bem como de transformação social, é notável que seu bom funcionamento não se restringe às práticas profissionais exercidas por professores e gestores, sendo relevantes, também, as funções desempenhadas pela denominada equipe de apoio pedagógico. Esta é formada por motoristas, vigias, merendeiras, agentes de limpeza e secretários da escola, profissionais estes que desenvolvem seu trabalho prestando serviços de suma importância para a instituição escolar. O presente estudo objetivou conhecer as implicações do trabalho realizado pelos membros da equipe de apoio sobre a dinâmica institucional de uma escola pública em Muritiba-BA. Na busca de alcançar tais objetivos, foi realizada uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa, com finalidade descritiva-exploratória. Os dados foram colhidos por meio de entrevistas semi-estruturadas aplicadas ao gestor, aos membros da equipe de apoio escolar e aos professores. Os resultados apontam que as implicações do trabalho da equipe de apoio na dinâmica escolar têm como um dos agravantes a falta de preparação, em função da ausência de formação continuada e as mazelas do trabalho terceirizado. Percebeu-se, diante da pesquisa, a necessidade de que haja mais investimentos em formação, projetos gerados pelo Estado voltados à valorização dos funcionários efetivos e terceirizados, bem como uma organização de toda a comunidade escolar em favor da luta pelo alcance e garantia de direitos trabalhistas essenciais de toda a categoria. Foi constatada grande insatisfação e um sentimento de inferioridade por parte dos membros da equipe em regime de terceirização, destacando-se assim, a importância de reflexão e debates voltados para a melhoria das condições de trabalho da equipe de apoio como um todo, uma vez que suas ações repercutem sobre o desenvolvimento de crianças e jovens no espaço escolar.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors grant copyright on an approved manuscript with exclusive publication for Texture Journal in electronic format, including figures/ illustrations and content for the dissemination of the article, including on the social networks of the Texture Journal.








