TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES NA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DA EQUIPE DE APOIO ESCOLAR
Abstract
Considerando-se a escola um espaço de ensino e aprendizagem, bem como de transformação social, é notável que seu bom funcionamento não se restringe às práticas profissionais exercidas por professores e gestores, sendo relevantes, também, as funções desempenhadas pela denominada equipe de apoio pedagógico. Esta é formada por motoristas, vigias, merendeiras, agentes de limpeza e secretários da escola, profissionais estes que desenvolvem seu trabalho prestando serviços de suma importância para a instituição escolar. O presente estudo objetivou conhecer as implicações do trabalho realizado pelos membros da equipe de apoio sobre a dinâmica institucional de uma escola pública em Muritiba-BA. Na busca de alcançar tais objetivos, foi realizada uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa, com finalidade descritiva-exploratória. Os dados foram colhidos por meio de entrevistas semi-estruturadas aplicadas ao gestor, aos membros da equipe de apoio escolar e aos professores. Os resultados apontam que as implicações do trabalho da equipe de apoio na dinâmica escolar têm como um dos agravantes a falta de preparação, em função da ausência de formação continuada e as mazelas do trabalho terceirizado. Percebeu-se, diante da pesquisa, a necessidade de que haja mais investimentos em formação, projetos gerados pelo Estado voltados à valorização dos funcionários efetivos e terceirizados, bem como uma organização de toda a comunidade escolar em favor da luta pelo alcance e garantia de direitos trabalhistas essenciais de toda a categoria. Foi constatada grande insatisfação e um sentimento de inferioridade por parte dos membros da equipe em regime de terceirização, destacando-se assim, a importância de reflexão e debates voltados para a melhoria das condições de trabalho da equipe de apoio como um todo, uma vez que suas ações repercutem sobre o desenvolvimento de crianças e jovens no espaço escolar.
Downloads
Os autores concedem direitos autorais sobre manuscrito aprovado com exclusividade de publicação para Revista Textura em formato eletrônico, incluindo imagens e conteúdo para divulgação do artigo, inclusive nas redes sociais da Revista Textura.