ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA - REVISÃO SISTEMÁTICA
Keywords:
Promoção da Saúde, Saúde, Educação, EscolaAbstract
O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma estratégia que vincula as áreas de Saúde e a Educação visando a promoção da saúde. Este estudo tem como objetivo analisar as publicações sobre a importância do Programa Saúde na Escola (PSE) como estratégia de promoção da saúde, no período de 2009 a 2015. Trata-se de uma revisão sistemática, realizada na base de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), no período de 22 a 26 de fevereiro de 2014, utilizando os seguintes descritores: “escola”, “promoção da saúde” e “saúde escolar”. Após leitura criteriosa das publicações encontradas, foram identificados quatro eixos temáticos, que se integram e articulam entre si: escola como espaço de intersetorialidade; escola como espaço de aprendizagem; o Programa Saúde na Escola (PSE) como mecanismo de conhecimento crítico e coletivo, e a escola como espaço para estabelecer vínculos. Enfim, o PSE pode ser utilizado como ferramenta da educação em Saúde e na formação de cidadãos pensantes, responsáveis pelas suas escolhas. Para isso, é necessário que as ações sejam articuladas entre membros da Equipe de Saúde da Família (ESF), coordenação da escola, docentes, alunos, pais e os gestores. Conclui-se que houve déficit de publicações científicas sobre o tema Programa Saúde na Escola (PSE); assim, acredita-se que esse artigo poderá contribuir com essa temática e proporcionar novas reflexões.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors grant copyright on an approved manuscript with exclusive publication for Texture Journal in electronic format, including figures/ illustrations and content for the dissemination of the article, including on the social networks of the Texture Journal.








