ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA - REVISÃO SISTEMÁTICA

  • Anna Gabrielle Soares Pires
  • Natali Ramos Lima
  • Liane Oliveira Souza Gomes
  • Rita Narriman Silva de Oliveira Boery

Resumen

O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma estratégia que vincula as áreas de Saúde e a Educação visando a promoção da saúde. Este estudo tem como objetivo analisar as publicações sobre a importância do Programa Saúde na Escola (PSE) como estratégia de promoção da saúde, no período de 2009 a 2015. Trata-se de uma revisão sistemática, realizada na base de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), no período de 22 a 26 de fevereiro de 2014, utilizando os seguintes descritores: “escola”, “promoção da saúde” e “saúde escolar”. Após leitura criteriosa das publicações encontradas, foram identificados quatro eixos temáticos, que se integram e articulam entre si: escola como espaço de intersetorialidade; escola como espaço de aprendizagem; o Programa Saúde na Escola (PSE) como mecanismo de conhecimento crítico e coletivo, e a escola como espaço para estabelecer vínculos. Enfim, o PSE pode ser utilizado como ferramenta da educação em Saúde e na formação de cidadãos pensantes, responsáveis pelas suas escolhas. Para isso, é necessário que as ações sejam articuladas entre membros da Equipe de Saúde da Família (ESF), coordenação da escola, docentes, alunos, pais e os gestores. Conclui-se que houve déficit de publicações científicas sobre o tema Programa Saúde na Escola (PSE); assim, acredita-se que esse artigo poderá contribuir com essa temática e proporcionar novas reflexões.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
15-12-2017
Cómo citar
Gabrielle Soares Pires, A., Ramos Lima, N., Oliveira Souza Gomes, L., & Narriman Silva de Oliveira Boery, R. (2017). ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA - REVISÃO SISTEMÁTICA. Textura, 9(17), 185 - 190. Recuperado a partir de https://textura.famam.com.br/textura/article/view/119
Sección
Ciências Agrárias

Artículos más leídos del mismo autor/a