AVALIAÇÃO DA ADESÃO TERAPÊUTICA AO USO DE INIBIDORES SELETIVOS DA RECAPTAÇÃO DA SEROTONINA NO CAPS II NOVA VIDA, EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS – BA, 2011
Keywords:
Morisky, Adesão terapêutica, Psicofármacos, AntidepressivosAbstract
A adesão ao tratamento farmacológico é um importante fator determinante no sucesso terapêutico. A adesão terapêutica aos psicofármacos apresenta grande importância no tratamento, na redução do risco precoce de recaídas e na manutenção da remissão dos sintomas. No entanto, grande parte dos pacientes interrompe inadvertidamente a utilização dos medicamentos. Dentre os psicofármacos, estão os ISRS, muito utilizados em decorrência de apresentarem menor perfil de reação adversa em comparação aos outros antidepressivos. O trabalho teve como finalidade avaliar a adesão à terapia medicamentosa de inibidores seletivos da recaptação da serotonina em pacientes do centro de atenção psicossocial CAPS II Nova Vida no município de Santo Antonio de Jesus – BA. Por meio de um estudo de corte transversal, foi realizada uma entrevista semi-estruturada para avaliar a adesão de 13 pacientes que faziam uso de antidepressivos inibidores seletivos da recaptação da serotonina. As entrevistas foram realizadas através de um questionário com o teste de Morisky adaptado, onde foi avaliada a adesão terapêutica como intencional ou não intencional. O presente estudo revelou que a prevalência da falta de adesão nos em 90% dos pacientes. Esta falta de adesão foi caracterizada principalmente pela falta de conhecimento sobre o medicamento, dessa forma, faz-se necessário criar um programa de conscientização sobre adesão ao tratamento no centro de atenção psicossocial, com o intuito de evitar recaídas e a necessidade de internações hospitalares, otimizando assim a farmacoterapia destes pacientes.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors grant copyright on an approved manuscript with exclusive publication for Texture Journal in electronic format, including figures/ illustrations and content for the dissemination of the article, including on the social networks of the Texture Journal.