FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E AÇÃO REFLEXIVA PARA O USO PEDAGÓGICO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC): UM ESTUDO PÓS-CAPACITAÇÃO

  • Antonio Wellington Melo Souza
Palavras-chave: Formação, Professor, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

Resumo

O presente estudo analisou como a capacitação continuada de professores no uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em Santo Antônio de Jesus – Bahia, oferecida pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE – 04), no ano de 2009, vem colaborando para uma ação reflexiva sobre o uso das mesmas nas escolas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa pós-capacitação com dez professores. O encaminhamento metodológico constituiu-se em uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa e quantitativa. Os resultados apontam para satisfação dos professores pela metodologia adotada nas capacitações e indícios de melhoria na prática pedagógica das docentes. A pesquisa revela que o uso pedagógico de algumas tecnologias são mais freqüente que outras e aborda os principais problemas relacionados encontrados na escola. Por fim, o estudo mostra que a capacitação colaborou com a sua inclusão digital e que a troca de experiências e a partilha de saberes favoreceu com o processo de capacitação.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
15-12-2017
Como Citar
Wellington Melo Souza, A. (2017). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E AÇÃO REFLEXIVA PARA O USO PEDAGÓGICO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC): UM ESTUDO PÓS-CAPACITAÇÃO. Textura, 4(8), 133 - 140. Recuperado de https://textura.famam.com.br/textura/article/view/223
Seção
Ciências Agrárias