FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E AÇÃO REFLEXIVA PARA O USO PEDAGÓGICO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC): UM ESTUDO PÓS-CAPACITAÇÃO
Keywords:
Formação, Professor, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)Abstract
O presente estudo analisou como a capacitação continuada de professores no uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em Santo Antônio de Jesus – Bahia, oferecida pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE – 04), no ano de 2009, vem colaborando para uma ação reflexiva sobre o uso das mesmas nas escolas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa pós-capacitação com dez professores. O encaminhamento metodológico constituiu-se em uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa e quantitativa. Os resultados apontam para satisfação dos professores pela metodologia adotada nas capacitações e indícios de melhoria na prática pedagógica das docentes. A pesquisa revela que o uso pedagógico de algumas tecnologias são mais freqüente que outras e aborda os principais problemas relacionados encontrados na escola. Por fim, o estudo mostra que a capacitação colaborou com a sua inclusão digital e que a troca de experiências e a partilha de saberes favoreceu com o processo de capacitação.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors grant copyright on an approved manuscript with exclusive publication for Texture Journal in electronic format, including figures/ illustrations and content for the dissemination of the article, including on the social networks of the Texture Journal.