Percepção de licenciandos sobre a participação e contribuição dos animais de estimação no processo de ensino e aprendizagem

Eixo temático: Temas gerais com interface à Saúde Única

  • Naura Angélica da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Renata Correia Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Gabriele Marisco Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Resumen

Os animais de estimação desenvolvem uma relação com os seres humanos e podem auxiliar as
pessoas em aspectos cognitivos e emocionais, contribuindo em diferentes áreas como saúde e
educação. O objetivo deste trabalho foi conhecer a percepção de licenciandos da Universidade
Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus Vitória da Conquista, Bahia sobre a participação e
contribuição de animais de estimação no processo de ensino e aprendizagem. Foram aplicados
de forma presencial 73 questionários para os estudantes de graduação em licenciatura dos
cursos de Ciências Biológicas, História e Letras. A maioria dos estudantes consideram que sua
graduação estabelece relação entre educação e saúde, e acreditam que os animais contribuem
de forma benéfica com aqueles que convivem. A maioria aprova a participação de animais para
contribuir na aprendizagem dos seus alunos, caso fossem professores, podendo favorecer na
conscientização de diversos temas, bem como ser incluído no currículo como tema transversal.
Evidenciou-se neste trabalho que a educação e saúde são temas que se complementam para a
maioria dos universitários pesquisados, entretanto destacamos que a universidade pode e deve
contribuir com a inserção de temas no âmbito de saúde e educação, como também estimulando
e capacitando profissionais para atuarem em diferentes ambientes.

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Publicado
07-02-2022
Cómo citar
Angélica da Silva, N., Correia, R., & Marisco, G. (2022). Percepção de licenciandos sobre a participação e contribuição dos animais de estimação no processo de ensino e aprendizagem: Eixo temático: Temas gerais com interface à Saúde Única. Textura, 15(2), 84-97. https://doi.org/10.22479/texturav15n2p84-97
Sección
Dossiê “Saúde Única: Democratizando ciências, aprendizados e práticas”