Desafios e propostas para a inclusão dos conceitos e práticas da "Saúde Única" no ambiente escolar

Eixo temático: Saúde única e seus saberes

  • Gabriele Marisco Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Karine Brandão Centro Juvenil de Ciência e Cultura
  • Sabrina Parente Sartre Escola SEB-Bahia
  • Taiara Alves Secretaria Municipal de Vitória da Conquista, Bahia
  • Camila Parente Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Graça Regina Matias Ferreira Secretaria de Educação do Estado da Bahia
  • Naura Angélica da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Margarida Pereira dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Luiza da Silva Morais Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
Palavras-chave: Saúde Única, Desafio Hackathon, educação em saúde, formação docente, interdisciplinaridade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo, a partir de um relato de experiências, trabalhar a interdisciplinaridade na comunidade escolar por meio do prisma central da “Saúde Única”, tendo em vista a importância dessa temática no aspecto social e a possibilidade de transpor diversas áreas do conhecimento por meio de experiências integradoras. Nesse sentido, através dos princípios norteadores baseados nas discussões que permearam, desde a educação em saúde e Saúde Única, até os desafios encontrados pela educação e a prática docente na busca da concretização de transformações mais efetivas na sociedade, práticas realizadas, como o Desafio e reflexões acerca da troca de conhecimentos, anseios e experiências que permeiam a formação docente inicial e continuada, de professores da educação básica e estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, foi factível o vislumbre de possibilidades concretas para a inserção dessa temática na comunidade escolar, de modo a reformular as práticas de ensino através de metodologias que tornem a aprendizagem mais significativa e atuante no contexto vivido.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
07-02-2022
Como Citar
Marisco, G., Brandão, K., Parente, S., Alves, T., Parente, C., Regina Matias Ferreira, G., Angélica da Silva, N., Pereira dos Santos, M., & da Silva Morais, L. (2022). Desafios e propostas para a inclusão dos conceitos e práticas da "Saúde Única" no ambiente escolar: Eixo temático: Saúde única e seus saberes. Textura, 15(2), 14-23. https://doi.org/10.22479/texturav15n2p14-23
Seção
Dossiê “Saúde Única: Democratizando ciências, aprendizados e práticas”