Domínios da subjetividade da mulher

Uma história do corpo social

Auteurs-es

  • Rebeca Barbosa Nascimento Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Rodrigo Barbosa Nascimento Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Nilton Milanez Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

DOI :

https://doi.org/10.22479/texturav19n2p69_93

Mots-clés :

Michel Foucault, Subjetividade, Mulher

Résumé

Esse estudo que aqui desenvolvemos nasceu de inquietações que encontram corpo na existência das mulheres. Ao nos darmos conta e encararmos essas inquietações, foram tomando forma ao nosso redor múltiplas vozes que levaram à percepção de que as singularidades das mulheres estavam deslocadas de uma vivência coletiva, na qual múltiplos corpos relacionam-se, atuando sobre os comos e porquês dos modos de viver. Nesse ato de questionar os comos e porquês das escolhas que não são feitas, desvendamos nossos olhos para a percepção de que as mulheres são muitas. Muitas que não existiam sozinhas. Assim, objetivamos articular os pressupostos teóricos de base foucaultiana para refletir sobre a mulher enquanto sujeito em sua complexidade e heterogeneidade forjada na história, colocando a instrução como exterioridade relevante para a construção dessa subjetividade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Rebeca Barbosa Nascimento, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Doutora em Estudos Linguísticos na Universidade Estadual de Feira de Santana, mestre em Estudos Linguísticos e graduada em Letras Vernáculas, também pela mesma instituição. Foi bolsista Fapesb e está vinculada aos grupos de pesquisa Labedisco (Laboratório de Estudos do Discurso e do Corpo - UEFS/Cnpq), sob a coordenação do Profº Dr. Nilton Milanez, no qual atua como pesquisadora e professora assistente.

Rodrigo Barbosa Nascimento, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Mestrando em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-Graduando em Neuropsicologia (DA). Graduado em Psicologia pela Universidade Salvador. Graduando em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília. Coord do Laboratório de Estudos em Biologia, Filosofia e Psicologia (Labiofip). Lattes: http://lattes.cnpq.br/1809369777759390

 

Nilton Milanez, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Professor Pleno na Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Coordena o LABEDISCO – Laboratório de Estudos do Discurso e do Corpo/CNPq, sediado na UEFS. Realizou pós-doutorado em Estudos Literários, 2020-2021, pela Universidade Federal de Uberlândia, junto ao GPEA – Grupo de Estudos em Espacialidades Artísticas, sob a supervisão de Marisa Gama-Khalil. Em Sabática, 2015-2016, desenvolveu pesquisa sobre Corpo, Cinema e Psicanálise no Département de Psychanalyse, Université Saint Denis, Paris VIII e Departamento de Psicologia, USP- Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto com o Interfaces, coordenado por Leda Verdiani Tfouni. Seu Pós-doutorado, 2010-2011, em Discurso, Corpo, Cinema foi realizado na Sorbonne Nouvelle, Paris III, sob a supervisão de Jean-Jacques Courtine e Phillipe Dubois. É Doutor em Linguística e Língua Portuguesa com área de concentração em Análise do Discurso pela UNESP – Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara. Seus trabalhos como livros, periódicos, artigos e vídeos podem ser acessados em nilton-milanez.blogspot.com.

Références

Bíblia Sagrada. (Acesso em 28 out 2020). Disponível em: https://www.bibliaon.com/papel_da_mulher/.

Bruschini, C. (1998). Tesauro para estudos de gênero e sobre mulheres. São Paulo: Fundação Carlos Chagas.

Corbin, A; Courtine, J.J; Vigarello, G. (2008). História do corpo - Volume 3: as mutações do olhar. O século XX. Tradução Ephraim Ferreveira Alves. Petrópolis: Vozes.

Corbin, A; Courtine, J.J; Vigarello, G. (2013). História da Virilidade: o triunfo da virilidade. Petrópolis, RJ: Vozes.

Deleuze, G. (2020). O que é um dispositivo. Disponível em <http://vsites.unb.br/fe/tef/filoesco/foucault/art14.pdf>. Acesso em: 12 dez 2020.

Foucault, M. (2014). A Arqueologia do Saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Foucault, M. (2004). A ética do cuidado de si como prática da liberdade. In M. B. Motta (Org.), Ditos e escritos V: ética, sexualidade, política (E. Monteiro, I. A. D. Barbosa, trad., pp. 264-287). Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária.

Foucault, M. (2011). A microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal.

Foucault, M. (2003). A vida dos homens infames. In: ______. Estratégia, poder-saber. Ditos e escritos IV. Rio de Janeiro: Forense Universitária, p. 203-222.

Foucault, M. (1988). História da Sexualidade I: a vontade de saber. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal.

Foucault, M. (1984). História da Sexualidade II: o uso dos prazeres. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 8. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal.

Foucault, M. (2010). O governo de si e dos outros. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes.

Foucault, M. (2007). Vigiar e punir: história da violência nas prisões. 34. ed. Petrópolis, Vozes.

Kimmel, M. (2000). Inequality and difference – The social construction of gender relations. In: The gendered society. New York: Oxford University Press. DOI: https://doi.org/10.1093/oso/9780195125870.003.0005

Milanez, N. (2018). O lampejo do sentido: indícios de retorno a si com Borges e Foucault. In: TFOUNI, Leda Verdiani; PEREIRA, Anderson de Carvalho; MILANEZ, Nilton (orgs.). O paradigma indiciário e as modalidades de decifração nas Ciências Humanas. São Paulo: EdUFSCar, 75-93.

Milanez, N. (2007). Os sintomas do discurso: sujeito, corpo e clínica na mídia. Revista da ESPM, 4, 49-64. DOI: https://doi.org/10.18568/cmc.v4i11.107

Perrot, M. (2003). Minha história das mulheres. [Tradução Angela; M. S. Côrrea]. São Paulo: Contexto.

Saffioti, H. (1992). Rearticulando gênero e classe social. In: COSTA, Albertina de Oliveira; BRUSCHINI, Cristina (org.). Uma questão de gênero. Rio de Janeiro: Rosa dos tempos.

Santos, J. A. (2007). Gênero na Teoria Social - Papéis, Interações e Instituições. Virtú (UFJF), 4, 4 edição.

Witzel, D. (2014). Discurso, história e corpo feminino em antigos anúncios publicitários. Alfa, São Paulo, 58, 525-539. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5794-1409-1

Téléchargements

Publié-e

2025-12-31

Comment citer

Barbosa Nascimento, R. ., Barbosa Nascimento, R., & Milanez, N. (2025). Domínios da subjetividade da mulher: Uma história do corpo social. Textura, 19(2), 69–93. https://doi.org/10.22479/texturav19n2p69_93

Numéro

Rubrique

Ciências humanas