CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PERCEBIDA: UM ESTUDO COM ADOLESCENTES E JOVENS ADULTOS
Mots-clés :
Consciência Ambiental, Desenvolvimento Regional, Inteligência Emocional Percebida, Educação e SustentabilidadeRésumé
O termo desenvolvimento sustentável tem sido utilizado para designar as dimensões da sobrevivência humana futura, de modo a garantir suficiente qualidade no curto e no longo prazo dos recursos naturais. Para tanto, são necessárias ações multidisciplinares que incluam a relação do homem consigo mesmo, com o outro e com seu meio. Uma das dimensões da sustentabilidade é a psicológica, que engloba a sensação de bem-estar que transcende o aspecto social. Diante disso, esta pesquisa pretende analisar se existe correlação entre a Inteligência Emocional Percebida (IEP) e a consciência ambiental dos jovens aprendizes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC - de Feira de Santana. Para tanto, foi efetuado um estudo de caso com 80 sujeitos, numa abordagem quali-quantitativa, quanto aos objetivos caracterizada como exploratória e descritiva. Como resultado, obteve-se um Rô de Spearman = 0,445; p-valor < 0,01, que implica dizer que existe correlação altamente significativa entre os dois construtos pesquisados.
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