DINAMISMO URBANO NA CIDADE DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS-BA: A IMPORTÂNCIA DA FEIRA LIVRE COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO NA REGIÃO DO RECÔNCAVO SUL
Resumo
As redes geográficas são instrumentos reais de diminuição das distâncias e articulação espacial, de modo que em sentido mais restrito dão fluidez ao território. No âmbito urbano, essas redes criam caminhos para os fluxos que dina- mizam as cidades e fomentam a reprodução do capital. Por esse motivo, as redes urbanas são, por excelência, fruto da modernização capitalista, pois representam uma intensa integração entre centros urbanos e criam espaços de transações comerciais. Nesse sentido, as cidades dispõem de aparatos técnicos que dão maior poder de centrali- dade e de atração dentro da rede urbana, com exemplo, as atividades de comércio e serviços, feiras livres e jogo de marketing. Atualmente, a localidade central do Recôncavo é a cidade de Santo Antonio de Jesus, a qual dispõe de inúmeros meios de atração de pessoas e mercadorias das cidades circunvizinhas. O presente trabalho tem como objetivo comprovar a influência da feira livre local na centralidade da cidade de Santo Antônio de Jesus e na dinami- zação dos fluxos nas redes do Recôncavo Baiano. Para que isso seja possível, como caminhos metodológicos para o trabalho foram realizadas análises de autores clássicos e contemporâneos. Na etapa de campo, foram aplicados sessenta questionários de sondagem semi-estruturados aos feirantes, a fim de identificar suas origens, tipos de mer- cadorias que são vendidas e as demais relações que estes têm com o município de Santo Antonio de Jesus nos dias que não estão trabalhando, além de observação in lócu. Os dados obtidos durante o processo de investigação foram processados através de aplicativos como Excel.
Downloads
Os autores concedem direitos autorais sobre manuscrito aprovado com exclusividade de publicação para Revista Textura em formato eletrônico, incluindo imagens e conteúdo para divulgação do artigo, inclusive nas redes sociais da Revista Textura.