o Educação antirracista na educação infantil: formação docente e práticas pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.22479/texturav20n1p111_122Palavras-chave:
Educação antirracista, educação Infantil, formação docenteResumo
A educação antirracista constitui um compromisso ético, social e pedagógico fundamental para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva. No contexto da Educação Infantil, essa abordagem assume papel essencial na formação de identidades positivas, no reconhecimento da diversidade cultural e no enfrentamento das desigualdades raciais desde os primeiros anos de escolarização. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas relacionadas às relações étnico-raciais na Educação Infantil e propor um curso de formação continuada para docentes como produto educacional. O estudo adotou abordagem qualitativa, de natureza exploratória, com coleta de dados realizada por meio de questionários e rodas de conversa com professoras da rede municipal de ensino. Os resultados evidenciaram que as práticas relacionadas à temática ainda ocorrem de forma pontual, geralmente associadas a datas comemorativas, revelando a necessidade de formação docente específica e contínua. Como desdobramento da pesquisa, foi elaborado um curso de formação voltado à implementação de práticas pedagógicas antirracistas na Educação Infantil.
Downloads
Referências
Brasil. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. Brasília, DF: Presidência da República, 2003.
Brasil. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017.
Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
Minayo, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2011.
Munanga, Kabengele. Negritude: usos e sentidos. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
Silva, Petronilha Beatriz Gonçalves. Educação e identidade dos negros. São Paulo: Cortez, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2026 Textura

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores concedem direitos autorais sobre manuscrito aprovado com exclusividade de publicação para Revista Textura em formato eletrônico, incluindo imagens e conteúdo para divulgação do artigo, inclusive nas redes sociais da Revista Textura.








